Existem diversas razões que levam uma pessoa a perder a audição ou desenvolver algum tipo de deficiência. Por isso, separamos algumas dicas para ajudar a prevenir esse problema:

1. Faça o teste da orelhinha

É muito importante que os pais façam o teste da orelhinha logo após o nascimento do filho, para identificar se existe algum problema. Caso não tenha, os especialistas recomendam realizar novamente exames de audição no começo da alfabetização da criança. Quanto antes a pessoa é diagnosticada, mais chances existem na correção da deficiência

2. Cuidado com sons altos

Uma das principais causas da deficiência auditiva é a Perda Auditiva Induzida por Ruídos (PAIR), por isso é importante tomar muito cuidado. Todos os dias somos expostos a diversos ruídos como trânsito, colegas conversando, pessoas gritando, e até mesmo músicas altas. Por isso é muito importante que, sempre que possível, controlar o volume do que você ouve. Não deixe que passe de 85 decibéis ou sua audição pode ser danificada.

3. Não use fones de ouvido por muito tempo

É muito comum usarmos fones de ouvido quando queremos nos concentrar em alguma atividade, mas é preciso ter muito cuidado com esses aparelhos. O uso excessivo de fones em volumes altos pode causar a perda irreversível da audição. Por isso, além de controlar o volume é importante que você faça intervalos de pelo menos 1 hora e procure não usar o fone apenas em um ouvido.

4. Limpe corretamente seus ouvidos

Diferente do que muitos acreditam, os especialistas não recomendam o uso de hastes flexíveis para limpar o interior do ouvido. Esse item deve ser usado apenas para limpar a parte exterior da orelha. A cera presente nos ouvidos tem um papel muito importante de proteção e não deve ser retirada dessa forma. O corpo normalmente cuida da remoção dessa cera e o uso das hastes pode prejudicar sua audição.

5. Assoe o nariz com mais frequência

É recomendado que você assoe o nariz ao menos duas vezes ao dia. Isso deve ser feito de forma delicada para evitar o rompimento de vasos sanguíneos. Ao adotar essa rotina, você estará prevenindo a entrada de secreções que causam a perda auditiva, a pressão nos ouvidos ou os zumbidos.

6. Proteja sua audição

Caso você trabalhe em um ambiente que está diretamente relacionado com barulhos altos constantes, como construções, os especialistas recomendam o uso de protetores de ouvido. Eles podem ser encontrados em diversas lojas e por isso não tem desculpa para não usá-los.

7. Visite regularmente seu Otorrino

Mesmo que você não tenha problemas na sua audição é muito importante visitar regularmente o seu médico otorrino para que ele faça todos os exames necessários. Como já comentamos, quanto antes você diagnosticar qualquer tipo de deficiência na audição, maiores são suas chances de corrigir o problema.

Abrir WhatsApp
WhatsApp Otológica
Olá!
Posso ajudar?